segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Web Server no JMRI

Autor: Renato Petersen



Uma das caraterísticas do JMRI é a possibilidade de acesso ao sistema de várias formas, as mais conhecidas são a Interface do Próprio JMRI e o app para Celular (WiTrhottle e Engine Driver). 


Telas do JMRI com um conjunto de janelas sobrepostas que dão acesso a diversas funcionalidades
              


Telas do app Engine Drive para celulares Android (Controle de Locomotiva, Controle dos Desvios e Controle de Rotas)


              
Existe um terceira forma de utilização do JMRI que é o Web Server (Servidor Web), nesta alternativa o acesso é bastante semelhante a acessar uma página da internet. 

O sistema JMRI dispõem de um servidor de páginas web que permite o acesso aos comandos de controle da maquete através de um browser como o Internet Explorer ou o Chrome de qualquer dispositivo conectado a rede existente na maquete, seja ela cabeada ou wi-fi. 


Exemplo de tela de acesso ao servidor web.


A utilização do servidor web no JMRI apresenta uma vantagem em relação aos aplicativos de celular. Com a utilização do servidor web existe uma independência muito maior para o usuário que não precisa fazer a instalação de um App no celular.

Telas do WebServer abertas em celular.



Configurando o Web Server do JMRI
Para habilitar o Web Server deve-se acessar o menu “Edit” => “Preferences...” e selecionar a opção “Web Server” no quadro da esquerda (1) e na tela da direita que será apresentada clicar na aba “Web Server” (2).


As opções dessa tela são:

Port Number: É o número da porta do Web Servidor que precisará ser digitado no navegador para acessar as páginas do JMRI, o padrão é 12080 e não há necessidade em alterar esse número.
Disable power control in menus: Oculta das páginas do Servidor Web o botão Power, é recomendado marcar essa opção para evitar que algum usuário inadvertidamente desligue o DCC da maquete. 
Start automatically with application: Está opção deverá ser marcada para que quando for aberto o JMRI o Web Server seja iniciado automaticamente. 
Após configurar o WebServer clique em “Save” para salvar as configurações. O JMRI será reiniciado e com ele o Web Server estará disponível para acesso.



Acessando o Web Server
Para acessar as páginas do Web Server do JMRI, abra um navegador (Internet Explorer, Chrome, etc) e na barra de endereços digite o IP do servidor JMRI seguido por “:” (Dois Pontos) e a porta de acesso configurada na tela de preferencias (Padrão 12080):
Exemplo: “192.168.116.1:12080”


Se não souber o número do IP do servidor, você pode consultar a tela do Withrottle, embora o endereço apresentado mostre a porta 12090 ao invés de 12080 o número IP de acesso é o mesmo do Web Server:



A tela seguinte mostra a página inicial referente ao servidor web da maquete:

Na parte esquerda temos acesso ao webThrottle (1) que permite controlar as locomotivas e outras funcionalidades, na parte central temos os Painéis e Layouts (2) configurados no JMRI e na parte superior temos os Menus (3) que permite o acesso a outros recursos do JMRI.



1. webThrottle
Ao clicarmos no botão “Open Now” é aberta a tela com as locomotivas cadastradas em Roster. 


Na barra superior temos um botão que permite selecionar se queremos abrir o Throttle em modo Individual (Single) (1)  ou Multiplo (Multi) (2). Para alterar basta dar um clique no botão:
Botão Throttle Single ou Multi

         
1.1. Controlando Uma Locomotiva (Modo Single)
Com a opção “Single” na barra de título, ao clicarmos em uma locomotiva será aberta a tela do Throttle que nos dá acesso ao controle de aceleração (1), direção de rodagem (2), funções do decoder (3). A tela apresenta a imagem da locomotiva configurada no Roster (4) e a identificação da locomotiva (5) e a o botão para parada de emergência da locomotiva (6).


Uma outra funcionalidade não tão explícita do controle de velocidade é obtida quando se clica sobre a identificação da locomotiva que permite trocar a locomotiva selecionada no controle de velocidade.



Ao clicar sobre a identificação da locomotiva é exibido um menu com a relação das locomotivas do Roster sendo que a locomotiva atual aparece em negrito. Para controlar outra locomotiva basta clicar no seu nome na lista. 





1.2. Controlando Diversas Locomotivas (Modo Multi)
Com a opção “Multi” na barra de título, ao escolhermos uma locomotiva a tela será dividida incluindo o Throttle selecionado na metade da tela, sendo que na outra metade fica a seleção de outras locomotivas. 

Conforme adicionamos novos Throttles podemos ajustar o tamanho das letras para melhor visualização.

Botão de Ajuste do Tamanho da Fonte


Com o controle de tamanho de letras e a utilização de múltiplos controles de locomotivas podemos controlar uma única janela diversas locomotivas:

Controle Simultâneo de 5 locomotivas

Para fechar um Throttles é necessário clicar e manter por alguns instantes o mouse sobre o símbolo X no canto superior esquerdo da janela do controlador:



1.3. Outros Controles webThrottle
Além do acesso aos Throttles, a tela com as locomotivas do Roster apresentada um menu que permite abrir outras telas de controles: 


A opção R. Groups/Panels (1) permite acesso aos Painéis, a opção Turnouts (2) abre uma nova janela para controle dos Desvios e a opção Routes(3) abre uma nova janela de controle das Rotas.


1.3.1. Painéis e Layouts
Na janela de controle de Paineis são apresentados todos os que foram definidos no layout da maquete com seus respectivos estados. Estas janelas onde aparecem o conjunto de painéis permite controlar a posição de cada um deles.


1.3.2. Controle Turnouts 
Na janela de controle de Turnouts (desvios) são apresentados todos os desvios da maquete e seus estados. Uma letra C verde indica um desvio fechado (reto), enquanto que uma letra T vermelha indica um desvio aberto (curvo). As setas (1) e (2) apontam, respectivamente, desvios fechados e abertos. Para mudar o estado do desvio é necessário um click bem sobre a letra que representa o estado do desvio.


1.3.3. Controle Rotas
Na janela de controle de rotas é bem mais simples que as demais e apresenta apenas os nomes das rotas que podem ser clicados e a ação respectiva é executada, mudando todos os desvios que fazem parte da rota. Não existe nesta tela uma indicação de rotas ativadas ou algo semelhante.




2. Menu de Opções:
A tela inicial do WebServer apresenta as seguintes opções de Menu: 1. Paineis, 2. Roster (Locomotivas Cadastradas no JMRI), 3. Operations (Manifestos de Cargas) e 4. Tables (Tabelas do JMRI)


As opções Paineis e Roster tem funcionamento semelhante aos controles de webThrottle descritos acima.

Tela com os Painéis abertos no webServer


Tela com apenas um Painel Aberto no webServer



Tela Roster de acesso as locotivas cadastradas no JMRI


Tela webThrottle aberta ao clicar em uma das locotivas do Roster


Nenhum comentário:

Postar um comentário